As 205.200 doses das vacinas contra a Covid-19 já começaram a chegar nas 22 Regionais de Saúde do Paraná. O deslocamento dos imunizantes iniciou na manhã desta sexta-feira (23), com apoio de pelo menos cinco aeronaves do Governo do Estado. Deste lote, 149.459 vacinas são destinadas as primeiras doses e 35.149 para a segunda aplicação.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, recebeu simbolicamente as vacinas em Maringá, que contempla os municípios da 15ª Regional de Saúde. A unidade recebeu 15.975 doses do imunizante.
“A efetividade dessas ações é resultado do esforço de todos. Conforme orientação do governador Ratinho Junior, se tivermos doses para entregar, os municípios irão abrir as portas de vacinação e rapidamente utilizaram todas as doses. Nosso obstáculo neste momento é o insumo principal, que é a vacina. Precisamos receber mais doses para avançar nos grupos prioritários”, afirmou o secretário.
Na ocasião participaram também o secretário municipal de saúde de Maringá, Marcelo Aguilar Puzzi e o diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Ribeiro Alkamim.
MAIS ENVIOS – Além dos imunizantes contra a Covid-19, a Sesa enviou mais uma remessa de vacinas contra a Influenza e também um quantitativo de medicamentos elencados no kit de intubação, para tratamento de pacientes graves diagnosticados com coronavírus.
“Quanto mais paranaenses forem vacinados, menor a quantidade de evolução mais dura da doença, menos óbitos e mais rápido retomaremos um pouco da nossa vida normal”, acrescentou Beto Preto.
AÇÕES REGIONALIZADAS – Ainda nesta sexta-feira (23), Beto Preto esteve nos municípios de Tamarana, Ibiporã, Rolândia e Sabáudia, acompanhando as ações de imunização e entrega de vacinas e medicamentos. “Estamos percorrendo algumas regiões do Estado para intensificar as campanhas de vacinação do Governo do Estado. As doses encaminhadas hoje para os municípios, já começaram a ser utilizadas amanhã, auxiliando na estratégia da vacinação de domingo a domingo”, acrescentou.
FORÇA-TAREFA – As mais de 205 mil doses chegaram ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) nesta madrugada, e menos de 24h depois já foram distribuídas.
“O Governo do Estado tem realizado um grande esforço para agilizar o envio das doses logo que chegam ao Paraná. A logística da Saúde possibilita que em menos de um dia, as vacinas já tenham sido entregues ou estejam pelo menos na rota de envio para os municípios”, explicou Beto Preto.