A 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, começa nesta segunda-feira, 12, em todo estado do Paraná e segue até 19 de julho. Em Santa Terezinha de Itaipu, a imunização acontece nas quatro Unidades Básicas de Saúde, por meio de agendamento prévio realizado pelos profissionais da saúde, com intuito de evitar aglomeração de pessoas nesses locais.
“A vacinação contra a Influenza reduz as chances de desenvolver formas graves da doença, prevenindo hospitalizações, mortes e consultas nas unidades de saúde. Com isso, alivia a sobrecarga no sistema de saúde durante a pandemia. É importante ressaltar, também, que os sintomas da gripe e da Covid-19 são muito parecidos, o que atrapalha o diagnóstico dos pacientes. Assim, estar vacinado contra a gripe facilita a leitura mais precisa do quadro infeccioso daquele que, porventura, possa ser contaminado pelo novo coronavírus”, explicou o secretário de Saúde, Fábio de Mello.
Grupos prioritários
A vacinação contra a gripe será feita de forma escalonada, com os grupos prioritários distribuídos em três etapas, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações. Nesta 1ª fase, que segue de 12 abril a 10 de maio, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.
Na 2ª fase, de 11 de maio a 18 de junho, serão imunizados os idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas.
Na 3º fase, de 9 de julho e 19 de julho, recebem a vacina contra a gripe, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.